Com o passar do tempo, os transformadores acabam sofrendo um desgaste natural. Seja pelo contato com o ambiente, com o uso contínuo ou, também, por mau uso. Isso pode acontecer por questões como interferência do calor, umidade ou sobrecargas.
Por isso é muito importante realizar as manutenções corretamente. Assim é possível garantir o funcionamento correto do equipamento e aumentar o seu tempo de vida útil.
Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre os tipos de manutenção de transformadores e como definir o momento correto para realizá-las. Ficou curioso? Então confira o texto!
De início, é importante ter em mente que existem alguns tipos de manutenções disponíveis. Cada uma vai ser adequada para uma situação e necessidade específica.
Por isso vamos descrever para você um pouco mais sobre os tipos de manutenções e para que cada uma serve:
Manutenções preditivas tem por objetivo encontrar a causa de possíveis problemas. Sendo assim, nessa revisão são realizadas análises das condições dos transformadores sem a necessidade de suspender seu funcionamento.
Manutenções preventivas são feitas em períodos intercalados, buscando prevenir possíveis falhas nos equipamentos. É possível estabelecer um cronograma de datas para a realização de manutenções preventivas com base no tempo de uso do transformador.
Assim, por serem previamente estabelecidas, o funcionamento dos transformadores é suspenso por um curto período de tempo.
As manutenções corretivas são realizadas quando os transformadores apresentam falhas e seu funcionamento é prejudicado por conta disso.
Podem ser programadas, no caso da identificação de um problema na manutenção preditiva. Porém, também podem ser emergenciais, no caso de um defeito não identificado
Dependendo da necessidade do cliente, a manutenção inclui tratamento termovácuo com maquinário próprio, substituição do óleo isolante, análises do óleo, entre outros serviços. Entre os transformadores que trabalhamos estão:
A periodicidade das manutenções deve ser determinada de acordo com as instruções do manual do fabricante. Ela irá variar, principalmente, de acordo com o tipo de manutenção, a corretiva, por exemplo, se não for programada, pode ser imprevisível.
É importante conferir com uma empresa especializada para que ela te instrua corretamente sobre as manutenções. Entre em contato com a nossa equipe para que possamos te orientar!