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Pilares da gestão de qualidade nas indústrias

21 de novembro de 2022

Com o fim da segunda guerra na década de 1920, o Japão começou a investir em gestão de qualidade, buscando reconstruir o país por meio das indústrias. Com apoio de especialistas, foi desenvolvido um método para impedir a ocorrência de defeitos na produção.

Esse processo permitiu com que o país asiático se tornasse uma grande potência econômica e influenciasse em novas ferramentas para garantir o funcionamento pleno das indústrias. Um exemplo é a ISO 9001:2015, ela representa um conjunto de normas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para corporações.

Esse grupo de normas foram pautados com base em alguns pilares da gestão de qualidade nas indústrias. E é sobre eles que vamos falar hoje! Confira no texto.

Satisfação dos clientes

O primeiro pilar da gestão de qualidade não poderia ser outro, afinal a base de uma indústria deve ser sempre o consumidor.

Ou seja, estamos dizendo que é importante centralizar a experiência do cliente nas motivações da empresa. Afinal, os objetivos de todos os processos devem considerar as expectativas finais do consumidor.

Desenvolvimento de lideranças

O papel de um líder é conduzir a equipe, atribuindo suas responsabilidades e motivando os colaboradores. Logo, é essencial investir na formação de lideranças.

Dessa forma, é possível trilhar objetivos e estabelecer um ambiente de trabalho organizado.

Engajamento dos colaboradores

O envolvimento da equipe também é essencial para a qualidade do serviço, pensando na eficácia e eficiência das etapas.

Ter uma equipe engajada colabora para um ambiente de trabalho agradável e garante a confiança do cliente. Invista na construção de boas relações no espaço laboral!

Padronização dos processos

É preciso uniformidade para existir qualidade! Por isso, não pode existir execução de tarefas com níveis de qualidade muito diferentes.

Melhoria contínua

As melhorias abrem espaço para a expansão de ações estratégicas dentro de uma empresa, como o marketing, por exemplo.

A otimização dos serviços evita crises como, por exemplo, no caso de cenários econômicos desfavoráveis, o seu concorrente vai buscar formas para manter a produção com qualidade enquanto você vai estar expandindo cada vez mais seu negócio.

Decisões baseadas em dados

Para identificar problemas e encontrar soluções coerentes, é preciso tomar decisões e estabelecer direções baseadas em realidades para garantir o padrão de qualidade alto.

Por isso, confie em documentos como relatórios, dados estatísticos e indicadores de métricas, por exemplo, sendo possível obter resultados reais.

Relação com fornecedores

Um pilar muito importante a ser estabelecido é o bom relacionamento com os fornecedores.

A dependência estabelecida entre os fornecedores e uma empresa é a de colaboração. É preciso existir uma dependência mútua, exigindo uma contribuição dos dois lados para a melhora da qualidade.

Através desses pilares, é possível garantir a qualidade de seus produtos e/ou serviços, valorizando sua empresa.

A MPC Service é uma empresa certificada ISO 9001:2015, o que garante a qualidade dos nossos serviços que é pautada em metodologias que seguem os pontos abordados acima.

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