A siderurgia é o principal ramo da metalurgia, e se dedica à fabricação e ao tratamento de ferros e aços.
No Brasil, o setor é fundamental para a economia, uma vez que o país foi destacado como o 9° maior produtor mundial de aço no mundo em 2016, de acordo com o Ranking da Associação Mundial do Aço.
Nesse setor, é comum a utilização de equipamentos grandes e pesados para a extração e movimentação desses produtos, por exemplo. Por esse e outros motivos, os trabalhadores correm alguns riscos, que devem ser minimizados pelas empresas.
Para saber mais sobre segurança do trabalho na siderurgia, continue no texto!
São mais de 27 perigos identificados na Indústria do ferro e do aço, listamos os 5 principais:
Muitos serviços da siderurgia são realizados em locais altos, por isso, esse é um dos perigos que mais causam lesões e acidentes de trabalho.
Outro risco é o manuseio de equipamentos pesados. Quando ocorre alguma falha, o trabalhador fica exposto a lesões e até a morte.
O barulho intenso produzido pelos processos siderúrgicos pode causar perdas auditivas naqueles que trabalham diariamente nesse ambiente. Além de poder desencadear problemas psicológicos como a ansiedade.
Os trabalhadores também lidam diariamente com toxinas e produtos químicos. Em caso de vazamentos ou acidentes, esses materiais podem causar queimaduras, cegueira e outros danos.
A exposição às altas temperaturas pode causar queimaduras, desidratação e até câncer de pele.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são dispositivos ou produtos utilizados com o objetivo de proteger o trabalhador dos riscos no ambiente de trabalho.
Para ser considerado um EPI, esses equipamentos passam por uma certificação de segurança, tudo para garantir sua eficiência. Confira alguns tipos de EPIs:
● Luvas e aventais;
● Máscaras e óculos de proteção;
● Botas com solado isolante;
● Touca;
● Protetores auriculares.;
● Uniformes antichamas;
● Capacetes;
Além do uso dos EPIs, é necessário que ocorra a orientação dos profissionais e trabalhadores do setor de siderurgia sobre ações e medidas que podem prevenir acidentes de trabalho.
Ademais, os profissionais que manuseiam os equipamentos precisam ter uma boa capacitação para evitar acidentes por erros humanos. Cursos e atualizações sobre o maquinário e seu manuseio são fundamentais e devem ser regulares.
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando a MPC Service para mais dicas e informações sobre o setor siderúrgico!